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  • Foto do escritorPatrícia Isabel Monteiro

Como aplicar a estratégia Barbie em uma marca própria de cosméticos

A famosa empresa americana Mattel, que criou a icônica boneca Barbie em 1959, está se aventurando no mundo do cinema e o resultado foi um sucesso. Por isso, nesse post você irá descobrir a estratégia #Barbie por trás do cor de rosa. 💖


Você sabia que a história da boneca começou porque Ruth Handler (cofundadora da Mattel) vendo sua filha brincar, percebeu que ela não fingia ser uma mãe, mas sim uma médica? Naquela época não existiam bonecas adultas. Somente a opção de brincar de mamãe e filhinha com uma boneca bebê.


Então foi baseado nessa dor/necessidade que hoje, após 50 anos, a Mattel já vendeu 1 bilhão de Barbies por todo o mundo.


O foco agora é explorar o potencial dos brinquedos mais vendidos e proporcionar aos fãs experiências memoráveis.


A estratégia atual consiste em expandir o negócio de brinquedos impulsionado por propriedade intelectual (IP) e ampliar as ofertas de entretenimento:

Estratégia de expansão de negócios impulsionada pela propriedade intelectual, utilizada pela Mattel com a boneca Barbie.
Estratégia de expansão de negócios impulsionada pela propriedade intelectual, utilizada pela Mattel com a boneca Barbie.

A estratégia da boneca Barbie vai muito além do cor de rosa. Por isso listamos aqui 4 ideias para você aplicar na sua marca própria de cosméticos:

  1. As mídias sociais foram o fator indispensável para o sucesso do filme (Estar presente nas redes sociais e incentivar pessoas e marcas a usarem esse momento para postar sobre o filme foi uma estratégia da Mattel. A sua marca precisa estar nas redes sociais de forma massiva, divulgando seus produtos, criando conteúdo e interagindo com o público.)

  2. Produção de conteúdo focado em engajar a audiência (

  3. Gameficação para gerar mídia expontânea (Por meio da inteligência artificial, foi criado a opção de personalizar um post com tema Barbie, com a foto da pessoa e isso gerou diversos compartilhamentos expontâneos. Analise o que seria interessante para que seu público personalize e divulgue sua marca de forma expontânea.)

  4. Observação do cliente potencial, descobrindo suas dores e desejos (Assim como a cofundadora da Barbie observou sua filha e descobriu um produto rentável para a Mattel. Observando seu público alvo você também pode descobrir oportunidades incríveis.)

Ter uma marca própria de cosméticos exige constância, criatividade e atualização. Muitas vezes pode parecer desafiador, mas quando você está determinado(a) a alcançar o sucesso, todas as dicas que listamos aqui se tornam simples.


Quando aplicar, conta pra gente o resultados.

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