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Os 4 P's do marketing

Foto do escritor: Patrícia Isabel MonteiroPatrícia Isabel Monteiro


Mesmo tendo sido criado em 1960, e mesmo após o surgimento da internet, esse conceito já passou por diversas revisões e continua sendo o embasamento principal para o planejamento de estratégias de marketing.


Pensando nisso, trouxemos aqui para o blog da Assinatura, um resumo detalhado de cada tópico para você entender o que significam e como pensar as suas estratégias:

1| Preço O preco é o valor cobrado para a compra de seu produto, ou melhor, pelos benefícios que ele proporciona. O preço também é emocional e para definir os valores de cada produto, você deve levar em consideração algumas perguntas:

  • Qual o valor emocional oferecido pelo produto?

  • Já existem referências na área?

  • O público alvo é sensível ao preço?

  • Como o produto ou marca estão sendo comparados?

2| Produto

É em torno do produto que todos os outros P's são criados. E para ter um bom produto é necessário se fazer alguns questionamentos:

  • O que o cliente quer do produto?

  • Quais atributos ele precisa ter?

  • Como ele será usado?

  • Qual a sua aparência?

  • Qual será seu nome?

3| Praça

A Praça se refere aos canais de distribuição e pontos de venda. Aqui você define como seu produto chega até o consumidor. Responda a essas perguntas para repensar e facilitar a experiência de compra:

  • Onde o cliente procura pelo produto?

  • Como você pode acessar canais de distribuição?

  • Qual tipo de esforço de venda?

  • Onde seus concorrentes estão?

4| Promoção

Não se engane associando o termo Promoção com descontos. Promoção aqui, se refere, às estratégias para estimular a demanda pelo produto junto ao público-alvo. Pense nas questões abaixo antes de criar sua proposta de valor:

  • Onde você pretende anunciar?

  • Quais os canais de conexão com seu público?

  • Qual o melhor momento para lançar e promover?

  • Qual o padrão do mercado para esse tipo de produto?

Esse post é somente o início do conceito. Se você tem dúvidas, deixe nos comentários que iremos responder. Aproveite e envie para alguém que também vai gostar dessa leitura.

 
 
 

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