Mesmo tendo sido criado em 1960, e mesmo após o surgimento da internet, esse conceito já passou por diversas revisões e continua sendo o embasamento principal para o planejamento de estratégias de marketing.
Pensando nisso, trouxemos aqui para o blog da Assinatura, um resumo detalhado de cada tópico para você entender o que significam e como pensar as suas estratégias:
1| Preço O preco é o valor cobrado para a compra de seu produto, ou melhor, pelos benefícios que ele proporciona. O preço também é emocional e para definir os valores de cada produto, você deve levar em consideração algumas perguntas:
Qual o valor emocional oferecido pelo produto?
Já existem referências na área?
O público alvo é sensível ao preço?
Como o produto ou marca estão sendo comparados?
2| Produto
É em torno do produto que todos os outros P's são criados. E para ter um bom produto é necessário se fazer alguns questionamentos:
O que o cliente quer do produto?
Quais atributos ele precisa ter?
Como ele será usado?
Qual a sua aparência?
Qual será seu nome?
3| Praça
A Praça se refere aos canais de distribuição e pontos de venda. Aqui você define como seu produto chega até o consumidor. Responda a essas perguntas para repensar e facilitar a experiência de compra:
Onde o cliente procura pelo produto?
Como você pode acessar canais de distribuição?
Qual tipo de esforço de venda?
Onde seus concorrentes estão?
4| Promoção
Não se engane associando o termo Promoção com descontos. Promoção aqui, se refere, às estratégias para estimular a demanda pelo produto junto ao público-alvo. Pense nas questões abaixo antes de criar sua proposta de valor:
Onde você pretende anunciar?
Quais os canais de conexão com seu público?
Qual o melhor momento para lançar e promover?
Qual o padrão do mercado para esse tipo de produto?
Esse post é somente o início do conceito. Se você tem dúvidas, deixe nos comentários que iremos responder. Aproveite e envie para alguém que também vai gostar dessa leitura.
Comments